No dia a dia, nós frequentemente fazemos conexões entre coisas diferentes que vemos ou ouvimos. Por isso, mesmo quando não temos conhecimento completo de toda a história, somos capazes de juntar os pontos e dar palpites bem elaborados. Este processo se chama tecer opiniões abalizadas.

Pesquisadores do MRC Brain Network Dynamics Unit na Universidade de Oxford identificaram como células em nosso cérebro operam juntas para reunir lembranças de vivências separadas e nos permitir formar tais opiniões. Assim, elaboramos ideias originais a partir de experiências prévias não relacionadas.

Ao analisar a atividade cerebral por meio de Ressonância Magnética Nuclear em seres humanos, do desligamento temporário de partes do cérebro de camundongos e do resultado de experimentos virtuais tanto com pessoas quanto roedores, esses cientistas constataram que o processo se dá no Hipocampo, uma região do Sistema Nervoso Central cujo relevante papel no aprendizado e na memória já é bastante conhecido.

O estudo, publicado recentemente no periódico científico “Cell”, também revela que certas células nervosas vinculam lembranças diferentes enquanto estamos descansando ou dormindo. Isso reforça ainda mais a importância do sono e do repouso.

Fonte: https://www.ukri.org/news/scientists-discover-what-happens-in-our-brains/

João Paulo Lian Branco Martins
Psiquiatra e Psicanalista